INSCREVA SEU CARTEL

Como funciona um Cartel Psicanalítico?

 

A formação do Cartel se dá quando no mínimo três e no máximo cinco analistas se unem em comum acordo sobre uma temática e elegem um de seus integrantes para a função de “MAIS UM”.

Segundo Miller (1986), o Mais-um exerce tanto o papel de como provocador como de provocado, em uma posição socrática que “carrega pontos de interrogação e abre buracos nas cabeças”, segundo Lacan (1980), o Mais Um pode ser qualquer Um, desde que seja alguém, no entanto, precisa garantir a originalidade ao passo que promove a eliminação dos efeitos de espelhamento e identificação grupal, e assim, convoca cada membro a uma reflexão e produção singular, subjetiva e original.

Vale ressaltar que o Mais Um não precisa ser uma personalidade “especial”, não precisa ser um analista experiente, o analista do grupo, nem um professor ou supervisor, mas precisa assumir a postura de provocador do grupo a causar o desejo de pesquisar, refletir e produzir.

Uma vez formado o Cartel, eleito o Mais Um, e com a inscrição oficializada via entrega do formulário de inscrição, o grupo irá definir uma agenda de encontros presenciais ou virtuais com periodicidade semanal ou quinzenal.

 

O Mais Um irá propor um calendário de ações onde cada integrante ficará responsável pela leitura e compartilhamento das informações contidas no texto ou capítulo do texto de sua responsabilidade.

Nestes encontros, cada cartelizante terá igual tempo e oportunidade de se expressar e expor as reflexões e resumos bibliográficos, com o intuito de no final de um período de tempo, surgir uma produção intelectual e/ou literária do grupo.

Cada Cartelizante trará uma questão de particular interesse para pesquisa dentro da temática régia do cartel. O Cartel precisará ser inscrito no link https://www.spab.com.br/cartel detalhando seus membros, temática régia, temas individuais e Mais Um.

Os produtos dos estudos e reflexões serão apresentados no final de cada semestre em jornadas de seminários específicos para este fim, objetiva-se também que as reflexões resultem em produções científicas, sejam na forma de artigos, livros ou pesquisas.

O Cartel irá se dissolver sempre ao final de dois anos consecutivos de trabalho, ou pelo desligamento ou abandono dos membros, sendo de responsabilidade do Mais Um comunicar o encerramento do Cartel.

Informações completas clique aqui