PSICANALISTAS DIDATAS

PSICANALISTA DIDATA

 

Os Afiliados pertencentes a modalidade PSICANALISTA DIDATA, são os que, se filiam à Instituição, aceitando suas prescrições Estatutárias, Regimentais e demais outras existentes, com o propósito de participar dos seus fins.

 

Parágrafo Único – Para que a filiação do PSICANALISTA DIDATA seja aceita perante a SPAB, será necessário o cumprimento de todas as exigências prescritas em seu estatuto, estendendo-se este critério também à todos aqueles que se formarem como Psicanalistas de acordo com este Estatuto e preencherem os requisitos para clinicar, e que tenham a intenção de se inscreverem nesta sociedade, como Afiliados, de acordo com seu Estatuto são necessários o cumprimento total dos seguintes requisitos:

 

  • Ter cursado formação de modalidade PRESENCIAL em psicanálise baseada no tripé psicanalítico com grade horária de formação no mínimo de 1.200 (um mil e duzentas horas), sendo ao menos 200 (duzentas) horas de estágio supervisionado e 200 (duzentas) horas de supervisão clínica, e 720 (setecentos e vinte) horas reais de seminários teóricos, aulas e estudo de casos clínicos, o certificado deve ser apresentado com firma reconhecida da assinatura do analista didata que certificou.

  • Ter se submetido à no mínimo 500 (quinhentas) horas de Análise pessoal com profissional psicanalista, comprovada via declaração do analista com firma reconhecida.

  • Ser portador de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento;

  • Possuir conduta e exposição nas redes sociais condizentes ao exercício da ocupação. 

  • Ser portador de diploma stricto sensu (Mestrado) reconhecido pelo MEC em Psicanálise ou disciplinas afins. 

  • Apresentar junto a sua documentação, páginas introdutórias de cinco disciplinas que ministre dentro do campo de saber psicanalítico, sendo estas produções autorais autênticas. 

  • Estar formado e atuando clinicamente como Psicanalista a no mínimo 08 anos. 

  • Apresentar junto a sua documentação, o contato de 05 profissionais que supervisiona e que possam testemunhar sua atuação como supervisor. 

  • Apresentar Título de Analista Didata expedido por instituição de valor acadêmico reconhecido pela SPAB, com firma reconhecida do Analista Didata responsável pela passagem do título de Didata.

Antonio P. Santos, MS,LP

Licensed Psychoanalyst 098.0133662 VT | Psicanalista e Psicólogo - CRP: 06/183820. Doutorando em Psicologia pela Universidade Internacional Iberoamericana, UNINI. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidad Europea del Atlántico (Santander -Espanha), Pós-graduado em Psicanálise Clínica pela FAB, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Educacional da Lapa. Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Psicanalista, atuante desde 2013 nas modalidades Clínica, Docente, Supervisão e Didata. Presidente da Sociedade Psicanalítica do Brasil | Associação Psicanalítica do Brasil - (Gestão 2020-2025). Lecionou Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

É autor dos livros: "Guia Didático para Compreensão da Literatura Psicanalítica Volume 1", Coautor e organizador do "Guia Didático para Compreensão da Literatura Psicanalítica Volume 2", e autor de "Como Ultrapassar Seus Limites e Crescer em meio as dores, medos e desafios". ID Lattes: 7874942167055911.

Consultório: Rua Capitão Otávio Machado 58 - Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP, próximo a estação Alto da Boa Vista do Metrô.

Atendimentos Presenciais.

ORPHEU BITTENCOURT CAIROLLI

Doutorando em Neurociência, Mestre em Neurociência aplicada à perfumaria na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz com participação em cursos e congressos na França. Formação e especialização em Psicanálise com pesquisas nas áreas de neurociência, comportamento humano e relacionamentos interpessoais. Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (1981). Tem experiência acadêmica e profissional nas áreas de perfumaria, psicanálise e comunicação social.

ROBERTO CARLOS DE OLIVEIRA PAES

Psicanalista Clínico formado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa. Psicanalista Lacaniano pelo Instituto da Psicanálise Lacaniana de São Paulo (IPLA) e Instituto D'Alma. Jornalista pela Faculdades Unidas Metropolitanas (FMU). Sócio-fundador e Diretor da Writers Editora e Comunicação Ltda.Psicanalista Clínico em seu consultório na cidade de Santo André, no Grande ABC paulista e, também, graças à Internet, atende pacientes de todo o Brasil e brasileiros que vivem no Exterior, como, por exemplo, residentes em Miami, Nova Iorque, Los Angeles além de outros espalhados pela Europa e Ásia.

Sou Psicanalista de orientação freudiana e lacaniana e, também, hipnólogo clínico. Além de clinicar atuo como professor de teoria freudiana, lacaniana e hipnose clínica em várias escolas de Psicanálise, entre elas a Academia Paulista de Psicanálise, em São Paulo.

ANGELA CRISTINA BERNARDES BORGES

Psicanalista Clínica, Didata, Supervisora e Docente.

Graduação e Bacharelado em Ciências e Biologia/Graduação em Pedagogia com habilitação em Gestão e Administração escolar/Pós graduação em Linguística aplicada e Estudos da Linguagem/ Pós graduação em Métodos de Integração Fisiopsíquica aplicados à Saúde e Educação. Psicanalista Clínica. Psicoterapeuta em biossíntese - especialização internacional, certificado pela International Foundation for Biosynthesis - IFB, Suiça , reconhecido pelo Conselho Mundial de Psicoterapia e pela Associação Europeia de Psicoterapia desde 1985.

 

Consultório: Rua Capitão Otávio Machado 58 - Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP, próximo a estação Alto da Boa Vista do Metrô.

Atendimentos Presenciais e On-line.

Marcelo Gomes

Psicanalista Licenciado no Estado de Vermont nos EUA onde atua com clínica de adultos, grupos e casais. Psicanalista Registrado no Reino Unido (BACP). É Doutor pela Universidade de Boston, possui 4 livros escritos e atualmente cursa seu segundo doutorado, PhD em Ciência da Psicoterapia na Sigmund Freud University em Viena, Áustria. É Membro da American Psychological Association e da Western Massachusetts and Albany Association for Psychoanalytic Psychology.

 
Eliane Cesar

Diretora do Programa de Formação em Psicanálise  e Psicanalista Didata.

Mestre em Ciências. Professora de ensino superior em Orlando, Flórida. Eliane Cesar tem vasta experiência clínica e acadêmica com reconhecido trabalho no Brasil e nos Estados Unidos.