QUEM SOMOS

“A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.”
- Sigmund Freud
MODALIDADES PARA CREDENCIAMENTO
  • PSICANALISTA CLÍNICO (A)
  • PSICANALISTA DOCENTE
  • PSICANALISTA SUPERVISOR
  • ESTUDANTE EM FORMAÇÃO EM INST. CREDENCIADO
  • ESCOLA / CENTRO DE FORMAÇÃO DE PSICANALISTAS
  • PSICANALISTA DIDATA
  • PSICANALISTA PESQUISADOR

A Sociedade Psicanalítica do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos com a finalidade de congregar Psicanalistas, fomentando a cooperação e promovendo o ensino, pesquisa e extensão.

Cabe a SPAB, credenciar, monitorar e fiscalizar profissionais e escolas/centros de formação de psicanalistas a nível nacional que voluntariamente se disporem a fazer parte desta associação e serem aprovados em todas as etapas do processo de admissão.

diretoriaMISSÂO:

Elevar o reconhecimento da psicanálise entre profissionais e clientes como uma atividade indispensável ao bem estar social, através da formação de profissionais de qualidade e a transmissão segura de seus conceitos e princípios.

VISÂO:

O avanço da psicanálise na direção do constante acompanhamento das mudanças socioculturais sem prejuízo de seus princípios fundamentais.

VALORES:

1. Respeito aos princípios originais da psicanálise;
2. Orientação para o desenvolvimento e a atualização permanente;
3. Conhecimento profundo das bases teóricas da psicanálise;
4. Compromisso com a contextualização sociocultural dos conteúdos pedagógicos;
5. Competência técnica para uma eficaz e consistente transmissão do conhecimento psicanalítico.

CLIQUE PARA ACESSAR:

  • ESTATUTO SOCIAL
  • CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICANALISTA
  • MANUAL DE ATIVIDADES DO PSICANALISTA

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2020-2025

 

 

 
pRESIDENTE
 
ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS
 

Psicanalista Licenciado no Estado de Vermont/USA - Licensed Psychoanalyst 098.0133662 VT | Psicanalista e Psicólogo - CRP: 06/183820. Doutorando em Psicologia pela Universidade Internacional Iberoamericana, UNINI. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidad Europea del Atlántico (Santander -Espanha), Pós-graduado em Psicanálise Clínica pela FAB, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Educacional da Lapa. Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Psicanalista, atuante desde 2013 nas modalidades Clínica, Docente, Supervisão e Didata. Presidente da Sociedade Psicanalítica do Brasil | Associação Psicanalítica do Brasil - (Gestão 2020-2025). Lecionou Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

É autor dos livros: "Guia Didático para Compreensão da Literatura Psicanalítica Volume 1", Coautor e organizador do "Guia Didático para Compreensão da Literatura Psicanalítica Volume 2", e autor de "Como Ultrapassar Seus Limites e Crescer em meio as dores, medos e desafios". ID Lattes: 7874942167055911.

 

 

Orpheu Cairolli
 
 
VICE-PRESIDENTE
 
ORPHEU BITTENCOURT CAIROLLI

Doutorando em Neurociência, Mestre em Neurociência aplicada à perfumaria na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz com participação em cursos e congressos na França. Formação e especialização em Psicanálise com pesquisas nas áreas de neurociência, comportamento humano e relacionamentos interpessoais. Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (1981). Tem experiência acadêmica e profissional nas áreas de perfumaria, psicanálise e comunicação social.

 

 

 

 

 

 

DIRETORA EDUCACIONAL

ANGELA CRISTINA BERNARDES BORGES

Graduação e Bacharelado em Ciências e Biologia- Universidade São Judas Tadeu(IMAC)-São Paulo-SP/Graduação em Pedagogia com habilitação em Gestão e Administração escolar com especialização em Supervisão Escolar do Ensino Fundamental e Médio -Faculdades Integradas Campos Salles - São Paulo-SP/Pós graduação em Linguística aplicada e Estudos da Linguagem- COGEAE/ PUC - São Paulo-SP/ Pós graduação em Métodos de Integração Fisiopsíquica aplicados à Saúde e Educação- FACIS/IBEHE - São Paulo-SP/Psicanalista Clínica- Instituto D'Alma/ Terapeuta em formação em Biossíntese - especialização internacional, certificado pela International Foundation for Biosynthesis - IFB, Suiça, reconhecido pelo Conselho Mundial de Psicoterapia e pela Associação Europeia de Psicoterapia desde 1985.

Psicanalista Clínica, atende de forma presencial no consultório na cidade de São Paulo-SP, e também, de forma remota, virtualmente, brasileiros que vivem no exterior, como, por exemplo, residentes na Austrália, Estados Unidos e França.

Docente na formação de psicanalistas, ministra as disciplinas: Wilhelm Reich, Introdução a Anatomofisiologia Humana, Complexo de Édipo, Docência de Magistério de Educação Superior, Psicanálise e Educação. Para agendar sua consulta acesse: https://www.inconscienteativo.com/home

 

 

 

 

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

ROBERTO C. O. PAES

Psicanalista Clínico formado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa. Psicanalista Lacaniano pelo Instituto da Psicanálise Lacaniana de São Paulo (IPLA) e Instituto D'Alma. Jornalista pela Faculdades Unidas Metropolitanas (FMU). Sócio-fundador e Diretor da Writers Editora e Comunicação Ltda.Psicanalista Clínico em seu consultório na cidade de Santo André, no Grande ABC paulista e, também, graças à Internet, atende pacientes de todo o Brasil e brasileiros que vivem no Exterior, como, por exemplo, residentes em Miami, Nova Iorque, Los Angeles além de outros espalhados pela Europa e Ásia.

 

 

 

 

 

DIRETORA DE RELAÇÕES ÉTICAS E PROFISSIONAIS

VANILSA CARVALHO

Formada em Psicanalise pelo Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanalise (IBCP). Bacharel em Psicologia pela Universidade Metropolitana (UniFMU). Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Pós-graduação em Neurociência (Unifesp). Coach (IBC).

 

 

Diretor do Núcleo de Pesquisas

Dr. Maruilson Menezes de Souza

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy (Argentina), Doutor em Educação Teológica (Ph.D) pelo SETECA - Seminário Teológico Centro Americano (Guatemala), Master in Business Administration pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. Possui também graduação Bacharel em Ciências Contábeis pela FOCCA – Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas (1996), Bacharel em Teologia pela FTSA – Faculdade Teológica Sul Americana (2010), Licenciatura em Filosofia pela UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia (2016), Curso de Executive Program of Administration na American University (Estados Unidos, 2000) e de Lidearship pelo International College for Officers (Londres, 2002). É autor de 12 livros publicados, de inúmeros capítulos de livros e artigos publicados em jornais, revistas e anais de congressos. Coordenou o 1º Simpósio Brasileiro de Justiça Social – “Direitos Humanos, Espiritualidade e Cultura de Violência” (2016), bem como o 2º. Simpósio Brasileiro de Justiça Social de Justiça Social – “Direitos Humanos, Espiritualidade, Refugiados, Tráfico de Pessoas e Violência Contra a Mulher” (2018). Possui experiências de docência-diálogo nas áreas de Religião, Psicanálise, Filosofia, Educação e Direitos Humanos. Desde de 2018 é professor-pesquisador associado do ILAE - Instituto Latino Americano de Educação.  ID Lattes: 0350215390387071

 

 

SECRETÁRIA

 

JACILENE BRAGA DA SILVA

Graduada em Recursos Humanos pela Universidade Nove de Julho. Técnica em Segurança do Trabalho pela Faculdade Sequencial.

 

 

 

 

 

TESOUREIRO

OMAR PEREIRA DOS SANTOS

Empresário, Administrador de Empresas pela Faculdade Ítalo Brasileira. Psicanalista Clínico formado pela Academia Paulista de Psicanálise - São Paulo/Brasil.