ESCOLAS E CENTROS DE FORMAÇÃO CREDENCIADOS

DOS CRITÉRIOS PARA ADMISSÃO DE AFILIADO PESSOA JURÍDICA

 

Os Afiliados Escola/Centro de Formação de Psicanalistas são as pessoas jurídicas, legalmente constituídas que uma vez aprovados em todas as etapas do processo de admissão, poderão ou não receber suporte pedagógico e material didático a fim de qualificar as etapas da formação psicanalítica conforme as prescrições Estatutárias, Regimentais e demais outras existentes, previstas em Estatuto, as Escolas/Centros de Formação de Psicanalistas contribuirão, mensalmente com o valor proporcional ao número de alunos em patamares de 25, 50, 75 alunos ou mais.

 

Para serem aceitos, as Escolas/Centros de Formação de Psicanalistas precisarão cumprir integralmente os seguintes requisitos:

 

  • Ser Pessoa Jurídica legalmente constituída;
  • Ministrar cursos de formação em Psicanálise baseado no Tripé Psicanalítico apenas na modalidade presencial.
  • Exigir do aluno em formação ser portador de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento;
  • Ter na grade horária de seu curso de formação o mínimo de 1.200 (um mil e duzentas horas), sendo ao menos 150 (cento e cinquenta) horas de estágio supervisionado e 150 (cento e cinquenta) horas de supervisão clínica.
  • Exigir de seu aluno em formação que se submeta à no mínimo 150 (cento e cinquenta) horas de Análise pessoal com profissional psicanalista, comprovada via declaração do analista com firma reconhecida até o final do curso.
  • Ter a duração do curso presencial em no mínimo 24 (vinte e quatro) meses.
  • Possuir ao menos um Psicanalista Supervisor Didata que se responsabilizará e responderá pela formação dos Profissionais Psicanalistas. 
  • Ser empresa idônea, dotada de boa reputação na praça em que atua e bem recomendada por seus ex-alunos.
  • Possuir seu quadro docente, professores Especialistas, Mestres e Doutores.

 

As escolas e centros de formação de psicanalistas abaixo são instituições credenciadas a SPAB, consequentemente seguem nossa filosofia educacional e padrão de qualidade.

Academia Paulista de Psicanálise

A Academia Paulista de Psicanálise foi fundada em 2016 com o intuito de promover o ensino, pesquisa e extensão em psicanálise de forma consistente.
Sua atuação é pautada e foi gerada tendo como premissa a consolidação de processos de ensino-aprendizagem, desenvolvendo etapa por etapa da formação do aspirante a psicanalista as habilidades e competências necessárias para que este profissional seja capaz de atender as demandas e especificidades da clínica do século XXI.

Neste sentido, foi desenvolvida a estruturação do curso com material totalmente apostilado, material este publicado em versão livro, sob o título “Guia Didático para Compreensão da Literatura Psicanalítica”, Volume 01 – ISBN 978-65-991814-0-5 e “Guia Didático para Compreensão da Literatura Psicanalítica”, Volume 02 – ISBN 978-65-991814-2-9.
Atendemos a comunidade e a demanda da região por atendimento analítico em nossa Clínica Social, atendendo diariamente crianças, adolescentes, jovens e adultos com um grupo de 23 profissionais.
Reciclamos e qualificamos rotineiramente nossa atuação clínica através dos cursos de aprimoramento, palestras, sessões de supervisão coletiva, discussão de casos, grupos de estudos e pesquisa a fim de apresentar cada vez mais uma atuação clinico-pedagógica consistente e significativa.

Equipe Docente qualificada composta por Mestres e Doutores.

Formação apenas na modalidade presencial na Cidade de São Paulo/SP.