ESCOLAS E CENTROS DE FORMAÇÃO CREDENCIADOS

DOS CRITÉRIOS PARA ADMISSÃO DE AFILIADO PESSOA JURÍDICA

 

Os Afiliados Escola/Centro de Formação de Psicanalistas são as pessoas jurídicas, legalmente constituídas que uma vez aprovados em todas as etapas do processo de admissão, poderão ou não receber suporte pedagógico e material didático a fim de qualificar as etapas da formação psicanalítica conforme as prescrições Estatutárias, Regimentais e demais outras existentes, previstas em Estatuto, as Escolas/Centros de Formação de Psicanalistas contribuirão, mensalmente com o valor proporcional ao número de alunos em patamares de 25, 50, 75 alunos ou mais.

 

Para serem aceitos, as Escolas/Centros de Formação de Psicanalistas precisarão cumprir integralmente os seguintes requisitos:

 

  • Ser Pessoa Jurídica legalmente constituída;

  • Ministrar cursos de formação em Psicanálise baseado no Tripé Psicanalítico na modalidade presencial ou remotamente conectado ao vivo.

  • Exigir do aluno em formação ser portador de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento;

  • Ter na grade horária de seu curso de formação o mínimo de 1.200 (um mil e duzentas horas), sendo ao menos 200 (duzentas) horas de estágio supervisionado e 200 (duzentas) horas de supervisão clínica, e 720 (setecentos e vinte) horas reais de seminários teóricos, aulas e estudo de casos clínicos.

  • Exigir de seu aluno em formação que se submeta à no mínimo 150 (cento e cinquenta) horas de Análise pessoal com profissional psicanalista, comprovada via declaração do analista com firma reconhecida até o final do curso.

  • Ter a duração do curso presencial | remotamente conectado em no mínimo 36 (trinta e seis) meses.

  • Possuir ao menos um Psicanalista Supervisor Didata que se responsabilizará e responderá pela formação dos Profissionais Psicanalistas. 

  • Ser empresa idônea, dotada de boa reputação na praça em que atua e bem recomendada por seus ex-alunos.

  • Possuir seu quadro docente, professores Mestres e Doutores.

 

As escolas e centros de formação de psicanalistas abaixo são instituições credenciadas a SPAB, consequentemente seguem nossa filosofia educacional e padrão de qualidade.

Academia Paulista de Psicanálise

A Academia Paulista de Psicanálise foi fundada em 2016 com o intuito de promover o ensino, pesquisa e extensão em psicanálise de forma consistente.
Sua atuação é pautada e foi gerada tendo como premissa a consolidação de processos de ensino-aprendizagem, desenvolvendo etapa por etapa da formação do aspirante a psicanalista as habilidades e competências necessárias para que este profissional seja capaz de atender as demandas e especificidades da clínica do século XXI.

Neste sentido, foi desenvolvida a estruturação do curso com material totalmente apostilado, material este publicado em versão livro, sob o título “Guia Didático para Compreensão da Literatura Psicanalítica”, Volume 01 – ISBN 978-65-991814-0-5 e “Guia Didático para Compreensão da Literatura Psicanalítica”, Volume 02 – ISBN 978-65-991814-2-9.
Atendemos a comunidade e a demanda da região por atendimento analítico em nossa Clínica Social, atendendo diariamente crianças, adolescentes, jovens e adultos com um grupo de 23 profissionais.
Reciclamos e qualificamos rotineiramente nossa atuação clínica através dos cursos de aprimoramento, palestras, sessões de supervisão coletiva, discussão de casos, grupos de estudos e pesquisa a fim de apresentar cada vez mais uma atuação clinico-pedagógica consistente e significativa.

Equipe Docente qualificada composta por Mestres e Doutores.

Formação na modalidade presencial e online na Cidade de São Paulo/SP.

New England Institute of Psychoanalysis - NEIPSY

A New England Institute of Psychoanalysis é um instituto americano-brasileiro de estudos psicanalíticos. Nosso objetivo principal é a difusão do saber psicanalítico em diversas modalidades de programas e atividades de conhecimento. Desde o Programa de Formação em Psicanálise até seminários e conferências, a NEIPSY trabalha sob a perspectiva de ensinar com coerência e responsabilidade, preservando o saber psicanalítico em sua diversidade e contextualidade.

O Programa de Formação em Psicanálise em Português está em Boston desde 2012.

Em 2015 nasceu o NEIPSY, com uma abordagem contextual e dinâmica, garantindo uma formação de qualidade e ao mesmo nível das grandes sociedades e institutos psicanalíticos. Nosso Corpo Docente é formado por Mestres e Doutores e todos os nossos analistas e instrutores de treinamento são profissionais competentes com anos de experiência clínica e de ensino.